Conhecido como berço da
boemia carioca, também é famoso pela arquitetura, a começar pelos Arcos - conhecidos como
Arcos da Lapa, construídos para funcionarem como
aqueduto nos tempos do
Brasil Colonial e que agora servem como via para os bondinhos que sobem o morro de
Santa Teresa.
O Aqueduto da Carioca é considerado a obra arquitetônica de maior importância do Rio Antigo e um dos principais símbolos da cidade. A imponente construção em estilo romano tem 17,6 metros de altura, 270 metros de extensão e 42 arcos que ligam o bairro de Santa Teresa ao Morro de Santo Antônio. O Aqueduto da Carioca foi construído em
1723, no período do Brasil Colonial, e tinha como objetivo conduzir a água do rio Carioca da altura do Morro do Desterro, atual bairro de Santa Teresa, para o Morro de Santo Antônio. A obra ajudaria a resolver o problema da falta de água na cidade. Problema este que já era antigo. Os estudos para trazer as águas do rio Carioca para a cidade começaram nos primeiros anos do século XVII, mas as obras de instalação de canos de água no Rio de Janeiro só tiveram início um século depois.
Nos últimos anos o bairro consolidou-se como o segundo maior destino de turistas estrangeiros na cidade, ficando atrás apenas de Copacabana. As escadarias Selarón são outro ponto marcante do bairro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário