segunda-feira, 2 de maio de 2016

ARQUITETO X ENGENHEIRO CIVIL - A DIFERENÇA




Este post é para todos aqueles que se perguntam qual a diferença entre Arquiteto e Engenheiro, especialmente para quem vai construir e não consegue decidir quais profissionais contratar para executar cada serviço.

Segundo Emanuel Souto, do Papo de Arquiteto, “O ARQUITETO DESENVOLVE O QUE SERÁ FEITO. O ENGENHEIRO RESOLVE COMO SERÁ FEITO. ”  Ou seja: Arquitetos são treinados para CRIAR, CONCEBER, MANIPULAR A FORMA E O ESPAÇO. Engenheiros são treinados para resolver como construir aquilo que se está no projeto. Quanto aos Arquitetos, não se trata de beleza como pensa o senso comum, filho. Pelo menos não somente de beleza, conclui ele.


Vejamos: quando o sujeito analisa posição geográfica, incidência de raios solares, direção e circulação dos ventos dentro e fora do prédio, condições do solo, e até a viabilidade no entorno, é possível assegurar que não é só com beleza que ele está preocupado. 

“O Arquiteto precisa pensar nisso tudo para fazer uma casa? ”



Na verdade, isso é a base do nível básico. Arquitetos tem habilitação para projetar e calcular a estrutura, realizar projetos complementares, como hidrossanitários, projeto de incêndio, a depender do tipo de projeto. Porém, os engenheiros são mais qualificados para realizar estes projetos.

Aí vem a pergunta: Ah, mas se o engenheiro também pode assinar uma planta… para que eu preciso de um Arquiteto se eu posso escolher uma planta do meu gosto na internet e contratar o engenheiro para construir?

E essa é apenas a ponta do iceberg que é o problema de ser fazer um projeto sem contratar um Arquiteto. A Arquitetura é um marco físico na sociedade. Veja a diferença entre as plantas baixas a seguir:



As duas tem a mesma função, mas a ocupação do lote, a qualidade dos ambientes internos, a disposição das aberturas e cômodos em relação à orientação solar são o diferencial entre elas. Imagine agora como ficaria a fachada de cada uma...


Acredito que arquitetos e engenheiros precisam trabalhar em conjunto, cada um desenvolvendo sua atividade para complementar e viabilizar o trabalho do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário